Representante comercial autônomo: O que o futuro reserva?
Representante comercial autônomo, esta é considerada uma das profissões mais antigas do mundo, você sabia disso? Vem comigo conhecer a origem desta profissão e saber como se adequar aos novos tempos.
Muito antes de ser chamado de representante comercial ou vendedor, este profissional já teve os mais diversos nomes, mascate, tropeiro, caixeiro-viajante entre outros.
Desde de sua origem, a principal função deste profissional é conectar as empresas as pessoas que querem adquirir os seus produtos. Antes da modernidade que nos permite comprar em qualquer lugar do mundo e receber o produto em nossa casa, comprar deste profissional era uma das poucas formas de adquirir um produto que queríamos.
Fosse comprando do mascate que carregava todo peso em suas costas e ia fazendo sua venda a pronta entrega ou mais tarde fazendo um pedido ao caixeiro-viajante que costumava ser contratado por uma empresa para sair a viajar oferecendo os produtos a diversos clientes, ganhando uma comissão por pedido realizado, e após passar estes pedidos para empresa a mesma ia e fazia a entrega, forma mais utilizada nos dias atuais.
Mas e agora, com toda a tecnologia existente, o representante comercial ainda continua sendo uma profissão para o futuro? A resposta é sim, mas assim como a grande maioria dos profissionais, este precisa se adequar a tecnologia, trazendo novas ferramentas para o seu trabalho e oferecendo novos serviços para o seu cliente.
Representante comercial autônomo, o que faz este profissional e qual a diferença do vendedor.
Qual as principais diferenças entre representante comercial autônomo e vendedor:
Antes de tudo precisamos entender a principal diferença entre representante comercial autônomo e representante comercial registrado, popularmente chamado de vendedor, as obrigações deste profissional costumam ser as mesmas independente da modalidade de contratação, mas o que deve ficar claro é que quando o modelo de contrato consiste no registro em carteira este profissional precisa seguir as regras da empresa referentes a horário de trabalho, dias, rotas, exclusividade, tudo determinado pela empresa.
Enquanto o representante comercial autônomo é um prestador de serviço, sendo assim, este profissional possui uma empresa própria e pode prestar serviço de representação para diversas empresas ao mesmo tempo, sendo elas nos mais diversos segmentos, apenas deve-se atentar ao fato de não representar duas empresas diferentes que trabalham com o mesmo produto, afinal ninguém quer ser concorrente de si próprio.
Quais as principais funções destes profissionais:
Entre as mais diversas obrigações de um representante comercial estão a manutenção da carteira de clientes existente, a prospecção de novos clientes, a apresentação de novos produtos lançados pela empresa ou ainda produtos que o cliente não conheça, bem como manter um bom relacionamento entre a empresa e o cliente final.
Ambas as formas de contratação tem seus ônus e seus bônus, o registrado precisa cumprir com as regras gerais da empresa, mas o registro lhe confere todos os direitos previstos na CLT além de despesas pagas pela empresa, como locomoção, alimentação, hospedagens caso necessário e alguma outra despesa necessária para a realização do trabalho.
Enquanto o representante comercial autônomo, assim como o próprio nome sugere tem o bônus da autonomia, para escolher a sua metodologia de trabalho, carga horária, roteiros, mas acaba tendo o ônus das despesas, como impostos, transporte, alimentação, tudo por sua conta, nesta modalidade a empresa não tem obrigação de arcar com os custos, podendo oferecer caso queira uma ajuda de custo como um dos benefícios.
Conheça as principais formas de crescer como representante comercial em tempos de venda online.
Por que o representante comercial ainda é tão importante se podemos comprar qualquer coisa através da internet hoje em dia, porque as pessoas ainda se conectam com pessoas, a muito tempo a tecnologia vem facilitando a nossa vida, seja através do fax, do telegrama, do computador, dos telefones fixos e móveis, até os dias de hoje onde é possível falar o relógio, ter uma assistente virtual ou ver vídeos pelas lentes de um óculos.
Sendo assim, o representante comercial que antigamente tinha como único método de trabalho a visita presencial ao cliente, precisa se manter atualizado as novas tecnologias para não perder seu espaço no mercado de trabalho.
Sendo algumas delas:
- Whatsapp: principal ferramenta de comunicação com o cliente, seja para uma conversa individual, um áudio ou vídeo explicativo sobre algum produto ou serviço oferecido, além das listas de transmissão ou grupos que podem ser utilizadas quando se quer passar a mesma informação a diversos clientes;
- Redes sociais como Facebook e Instagram: sendo elas as oficiais da empresa ou as suas próprias, novamente a depender do segmento em que o representante atua, onde o cliente pode encontrar conteúdos que agreguem valor à marca, obtendo assim mais conhecimento sobre os produtos que está adquirindo, bem como utilizando os materiais de merchandising disponibilizado nessas redes para divulgar os produtos aos seus consumidores finais;
- LinkedIn: rede social criada com a principal intenção de conectar empresas e profissionais, além de fornecer um importante Networking aqueles que sabem utilizar esta ferramenta, sendo um importante canal de informações sobre este tema.
- Google Met, Zoom, e outras ferramentas de videoconferência: também devem ter sua utilização exploradas, visto que em alguns casos você pode evitar os custos de um deslocamento e ainda assim realizar uma boa reunião com o cliente;
- O representante da nova era também deve conhecer ferramentas de otimização de tempo e organização: estamos vivendo o século da pressa, dito isto, algumas demandas poderiam ser resolvidas com uma mensagem automática em um primeiro contato, as agendas virtuais ajudam você a não perder um compromisso importante, até ferramentas de gestão de equipe, entregam um conteúdo, pode-se dizer “pronto”, economizando assim uma grande parcela do tempo que ser investido nessa atividade.
Tudo isso significa que o representante não precisa mais visitar o cliente pessoalmente? Na verdade não, essas ferramentas vieram para auxiliar o trabalho deste profissional.
Entendendo o que é necessário para se formalizar na profissão de representação comercial.
Bom, então o que é preciso para trabalhar nesta profissão de maneira correta? Vale lembrar como dito no começo deste texto que existem dois modelos de contratação; o modelo que prevê o registro CLT assim como em outras profissões nesta mesma modalidade não traz grandes exigências pois praticamente tudo fica a cargo da empresa.
Já o modelo de representação comercial autônoma que é nosso foco aqui vai exigir que você tenha alguns registros para poder exercer esta profissão de forma regulamentada, a maior parte das exigências são obrigatórias mas outras podem ser discutidas com a representada e adequadas se necessário, por isso é sempre importante uma boa e franca conversa de ambas as partes.
CNPJ
O representante comercial autônomo precisa ter um registro de CNPJ dentre uma das classificações de CNAE aceitas para esta profissão, vale buscar um contador para realizar este registro e não cometer erros, pois algumas empresas são específicas neste requisito na hora da contração.
Vale ressaltar que este registro não pode ser feito na modalidade MEI (micro empreendedor individual), já que esta modalidade atende profissões não regulamentadas, e a profissão de representante comercial está regulamentada junto ao CORE.
REGISTRO NO CORE
Este órgão chamado de Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Estado (CORE), é responsável por regulamentar e fiscalizar as atividades comerciais dos representantes e é sub-dividida por estado, procure pelo CORE do estado onde seu CNPJ será aberto para realizar este registro.
ALVARÁ DE LICENÇA
Este alvará serve como um registro da sua atividade comercial na sua cidade e deve ser feito na secretaria da fazenda. Como a atividade de representação comercial não é classificada como uma atividade “de portas abertas” ou seja não irá receber clientes no endereço registrado nesta licença, não será necessária a liberação dos bombeiros.
CONTA JURÍDICA
A partir de agora você será contratado como uma empresa que presta serviços para outra empresa, pois isto será necessário abrir uma conta bancária registrada no seu CNPJ e não mais no seu CPF para que possa receber pelo pagamento dos seus serviços.
CARTEIRA DE HABILITAÇÃO/VEÍCULO PRÓPRIO
Diferente dos itens anteriores que são exigências obrigatórias para a realização da atividade de representante comercial autônomo, esta não é uma obrigatoriedade, porém cabe dizer que em quase todos os casos esta é uma exigência presente pois facilidade muito a locomoção do profissional, nas visitas aos clientes e a empresa conforme necessário.
E você, acha que esta profissão vai aguentar as novas mudanças ou acredita que os representantes comerciais irão deixar de existir?
Agora vamos relembrar, o representante comercial autônomo é o profissional responsável por fazer a ponte de ligação entre a empresa e o seu cliente, ele é o rosto que os clientes conhecem, este deve ser capaz de manter um bom relacionamento com os clientes já cadastrados e ser capaz de captar novos clientes, bem como ter ter um bom conhecimento sobre os produtos que representa e sobre a empresa representada de um modo geral.
Estes profissionais vêm se adaptando ao mercado a bastante tempo, e na era digital não seria diferente, com a facilidade que a tecnologia vem imprimindo em nossas vidas quem não se atualizar certamente ficará para trás, mas isto não significa que o representante comercial é um profissional que está fadado a extinção, visto que o cliente ainda quer alguém que lhe dê atenção, que conheça suas dores e lhe ajude a resolver problemas se necessário, embora seja consideravelmente simples comprar através de uma máquina é extremamente burocrático resolver problemas sem alguma intervenção humana.
Diante de tudo que foi exposto aqui podemos concluir que uma das profissões mais antigas do mundo tem ainda uma longa vida pela frente, desde que se adapte ao mercado e as novas realidades e tecnologias, o profissional desta área encontrará muitas oportunidades no mercado de trabalho.
Se você já é um representante comercial, conhece alguém que trabalha nesta área ou pensa em ingressar nesta profissão e gostou deste conteúdo, deixe seu email abaixo para receber novas atualizações e compartilhe este post, vamos espalhar conhecimento.